quinta-feira, 24 de junho de 2010

RIO GRAVATAÍ

No domingo fizemos uma remada a partir do clube náutico Albatroz em direção ao arroio Humaitá, subimos o arroio das Garças e fomos até Morretes,  em nossos caiaques. Queria ver o rio Gravataí, a ponte nova e o que mudou mais depois de muito tempo. Meus parceiros nessa remada não devem ter gostado,  nem mesmo eu, de tanta poluição que vimos no rio Gravataí


Rio Gravataí. em frente ao clube náutico Albatroz.


Construção da nova ponte (obra do PAC). Será que vai resolver a questão do congestionamento de tantos anos? 


 Uma porteira trancada para a navegação à vela e, para embarcações a motor,  somente as menores podem  passar sob o vão.


Mas, afinal, quem ousaria velejar por um rio tão poluído?


Ou, quem quisesse se associar ao clube náutico Albatroz  ou, simplesmente usar sua marina? Essa possibilidade não existe.


A draga paralisada por motivos ...(veja em: HIDROVIAS INTERIORES - RS)
 Uma tubulação se mantém ao nível da água servindo de local para as garças.


 O que mais apavora é a grande quantidade de garças e a maioria delas parece estar morrendo junto com o rio, em meio a peixes mortos boiando, mau cheiro e óleo derramado das embarcações. 
O remo até deslizava nas mãos em contato com aquela água. 
Achava que teria menos lixo devido às chuvas desses últimos dias, mas, parece que a correnteza do Gravataí não venceu empurrar o lixo adiante da sua foz,  pela força da correnteza do canal Humaitá.
 Fiquei imaginando que peixes aquelas garças pescam para  se alimentar;  dos  que estão morrendo ou, dos que já estão apodrecendo sobre a água?
 Saber que a drenagem está parada por problemas técnicos ou por conta de onde  material que seria retirado...pelo que posso entender  parece o fim das garças, do rio, da  fauna, da água e tudo mais.
. É o processo de destruição da terra que segue seu curso.


Um garça na pontinha de um galho submerso.


Essa quantidade de peixes mortos e lixo na água do rio que constatamos não era das mais graves. Em outras ocasiões ocorreram maior gravidade como mostram os relatos do pessoal da APTA





Relatos da remada em: Kayaks & Tralhas Aventuras







Nenhum comentário:

Postar um comentário