terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Festa de N. Sra. dos Navegantes-Procissão




A convite do amigo Fabiano, e demais amigos do ExA, fiz a primeira remada acompanhando a procissão fluvial dos Navegantes.

A tradição da festa de N. Sra. dos Navegantes é a procissão seguir pelo rio Guaíba. Este ano voltou a ser por rua. Os barcos acompanham a Santa por água.

Saímos do clube em direção ao cais, no centro, onde aguardaríamos a chegada dos barcos para formação do cortejo.

Minha preocupação era de estar em meio a um turbilhão de ondas provocadas por vários tipos de barcos. Então me coloquei na margem oposta ao cais para evitar o possível confronto com as ondas ou ter de ficar para trás por não conseguir acompanhar. Éramos eu , o Fabiano e mais dois caiaques. Mas, foi tranqüilo e sobrou braço para o caiaqueveio. Só na chegada que complicou um pouco. Achava que a procissão terminaria antes da ponte e fui cruzando na frente para a outra margem. Eu estava pelo meio e os barcos não diminuiam e ainda tocavam apito para saudar a Santa. Parecia que buzinavam para eu sair da frente e eu, dando toda força no remo para cruzar em diagonal. Só pensava que tinha que remar e esquecer os apitos que não eram para mim. Até que cheguei em frente ao trapiche do Barroso e relachei. Foi quando vi o Fabiano cruzando também e afundando o remo como ele diz.

Não pude fazer muitas fotos porque as baterias que tinha davam sinal de fracas e não deu tempo de trocá-las. No próximo ano estarei lá novamente.


Na outra margem esperando a procissão de barcos que passariam ao longo do cais vindos da colônia de pescadores da ilha da Pintada.

Fazendo aproximação que os primeiros barcos já apareciam ao fundo.

A procissão de barcos se aproximando.



Chegada em frente ao clube Alm. Barroso.

Barcos passando.

Barcos de passeio que acompanhavam a procissão passando em frente.

Meus agradecimentos ao amigo Fabiano, aos amigos do ExA e ao Alex Roxo pela recepção no clube Alm. Barroso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário